19 de agosto de 2016

Por dia, 100 pessoas são atacadas por cachorro no PR

Ação na Boca Maldita pretende conscientizar a população sobre os riscos. A Copel, Sanepar e Correios promoveram uma campanha de orientação para donos de cães na Boca Maldita, em Curitiba. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável dos animais de estimação, para evitar acidentes. Estima-se que ocorram mais de 100 casos de acidentes com cães diariamente no Estado, sendo um terço apenas na Capital. A ação faz parte do Dia Municipal de Prevenção à Mordedura Canina.

Os números, no entanto, não demonstram a gravidade de alguns ataques, que podem causar até a morte. Entre as pessoas mais expostas a acidentes, estão os leituristas da Copel e da Sanepar, os carteiros e os garis. Nos sete primeiros meses de 2016, foram registrados 145 casos de mordidas de cachorro, em todo o Paraná, somente entre estes profissionais.

O ataque canino é uma das principais causas de acidente de trabalho nos Correios no Paraná. No ano passado, foram registrados, no Estado, 129 casos e, neste ano, já são 56 ocorrências.

Para reduzir o número de acidentes, tanto a Sanepar quanto a Copel pedem que a população adote medidas de prevenção e prenda seus cachorros em dias de leitura do consumo de água e energia elétrica. Os portões devem ficar trancados, as grades devem ser adequadas ao tamanho do cachorro, evitando que a cabeça do animal passe pelo vão, e os muros devem ser altos, impedindo que o cão pule.

Alguns cuidados básicos para evitar que os cães de guarda venham a ferir pessoas ou outros animais, tais como adestramento básico, instalação de cercas protetoras, manutenção dos cães em canis apropriados e adequados ao seu porte, uso de guia e coleira e, se possível, sinalização externa visível com a placa “CÃO BRAVO”.

Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário