A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) divulgou nesta quinta (13), um balanço sobre as ocupações secundaristas em todo o País. Até o começo da tarde eram 292 instituições de ensino por todo o país ocupadas por estudantes. Destes, 249 eram escolas no Paraná. Os estudantes estão ocupando as escolas contra a PEC 241/16, e a Medida Provisória 746, que muda algumas diretrizes do ensino médio. No Paraná, as ocupações começaram no dia 6 de outubro, pelo Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais.
No final da tardeuma atualização da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), contavam 285 escolas ocupadas no Paraná. A atualização foi feita na página do movimento no Facebook, mas sem confirmação das novas escolas com ocupação até o fechamento desta edição.
O governo do Estado já conseguiu liminares de reintegração de posse para algumas das escolas ocupadas, mas não confirmou que irá usar a força policial para promover a desocupação. Estas escolas estão sem aulas, o que vai prejudicar o calendário letivo deste ano.
Mais cedo também houve receio que as ocupações prejudicassem a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Paraná, mas o próprio Inep — que promove as provas — disse que mesmo que a ocupação perdurar, as provas serão aplciadas normalmente no Estado. O Enem acontece apenas nos dias 4 e 5 de novembro.
Fonte: Bem Paraná




0 comentários:
Postar um comentário