CONVÊNIOS E BENEFÍCIOS!

Confira os convênios e benefícios que o SIQUIM-PR oferece para você Profissional da Química Filiado!

25 de outubro de 2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES NO QUADRO DE CONSELHEIROS REGIONAIS DO CRQ-IX-PR

O Sindicato dos Químicos no Estado do Paraná – SIQUIM-PR, nos termos do artigo 71 do Estatuto Social da Entidade, CONVOCA todos os Profissionais da Química, filiados e com suas obrigações estatutárias em dia junto a esta Entidade Sindical, para participar do processo eleitoral para escolha de representantes da categoria, eleitos pelo SIQUIM-PR, em processo de renovação do terço de Conselheiros Regionais, conforme Ofício n° 01367/24 do Conselho Regional de Química da 9ª Região / Paraná (CRQ-IXPR), nos termos descritos abaixo:

Acesse o formulário e participe! Clique Aqui!





17 de outubro de 2024

SIQUIM-PR aprova em assembleia filiação à CUT

Por ampla maioria dos votos trabalhadoras e trabalhadores decidiram nesta quarta-feira (16) pela união de forças com a Central



 

O Sindicato dos Profissionais da Química do Paraná (SIQUIM-PR) é o mais novo sindicato filiado à CUT. A decisão aconteceu nesta quarta-feira (16) em assembleia virtual realizada pela categoria. Por ampla maioria trabalhadoras e trabalhadores votaram favoráveis pela admissão à Central. Somente no Paraná são quase 200 entidades.

“A CUT é a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a quinta maior do mundo. Estamos extremamente satisfeitos em ter o Siquim ao nosso lado. Certamente poderá contribuir com nossas lutas e nós poderemos contribuir com as lutas da categoria. É tipo de união em que todos os lados só têm a ganhar. O Siquim, que chegou até nos por intermédio do SindiPetro e do Sindiquímica, agora é mais um sindicato deste setor e que chega avalizado por duas entidades referência na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora”, apontou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, que participou da assembleia.

O presidente da entidade, José Carlos dos Santos, destacou a importância da luta coletiva. “Nós ficamos bastante contentes com a filiação à CUT. Estamos há quase cinco anos sem contar com o apoio de uma central sindical e desde a  ‘reforma’ trabalhista de 2017 temos percebido a precarização das relações de trabalho, da saúde do trabalhador, das condições de remuneração e retiradas de direito avançam cada vez mais. Não dá para permanecer sozinhos”, pontuou.

"Buscamos a CUT pela importância histórica, combativa e embate que trava, discussões que participa e pela forma democrática que atua com as entidades de base. Identificamos na CUT como a melhor central sindical e que mais se adequa ao perfil do SIQUIM. Sabemos que agora não estaremos mais sozinhos na luta. Lutar de forma isolada é muito mais difícil. Tenho a honra de dizer que sim, estamos nos filiando à CUT, com muito orgulho e engrossar cada vez mais a luta e defender os direitos e manter as garantias da classe trabalhadora, em especial dos profissionais da química que é a categoria que representamos”, completou Santos. 

O SIQUIM-PR tem 77 anos de história e foi fundado a partir da Associação Profissional dos Químicos Industrias de Curitiba. Teve sua carta sindical cassada, assim como diversas outras entidades sindicais, em 1967 a partir dos efeitos do AI-5. Retomou sua história na legalidade a partir de 1988, quando o Brasil já retomava o caminho para a redemocratização. 

O sindicato tem como objetivo central a luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais da química que incluem diferentes formações, desde o nível Técnico (como Técnico Químico, em Alimentos, Meio Ambiente, Petroquímico, Sucroalcooeiro etc), até o nível Superior, incluindo os Licenciados, Bacharéis, Tecnólogos e Engenheiros da área Química. O SIQUIM-PR representa ainda, por adesão, alguns outros profissionais de categorias diferenciadas que não possuem sindicato próprio, como Biólogos, Bioquímicos Industriais, Biotecnólogos, Físicos, Enólogos, entre outros.

Fonte: https://pr.cut.org.br/noticias/siquim-pr-aprova-em-assembleia-filiacao-a-cut-604e


16 de outubro de 2024

AGE - Filiação Central Sindical (CUT-PR)


O SIQUIM-PR convoca todos os Profissionais da Química para a assembleia e votação sobre a filiação a CUT.

A participação dos Profissionais da Química é extremamente importante.

O link para participar o esta disponível abaixo:

Link da videochamada: https://meet.google.com/qas-pujj-ant

Ou disque: ‪(BR) +55 11 4935-3233‬ PIN: ‪886 808 694‬#

Outros números de telefone: https://tel.meet/qas-pujj-ant?pin=9787486076537

Em caso de dúvidas ou atualização cadastral para exercer o direito ao voto, entre em contato com a Secretaria do SIQUIM-PR através do e-mail contato@siquim.com.br ou pelo WhatsApp / Telefone (41) 3026-5748.

Não deixe que os outros decidam por você. Exerça o seu direito de escolha e vote na proposta. PARTICIPE!

11 de outubro de 2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Diretor-Presidente do Sindicato dos Profissionais da Química do Estado do Paraná – SIQUIM-PR, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, com fundamento no art. 4º, alínea “f” do Estatuto Social, CONVOCA todos os Profissionais da Química, filiados / associados à respectiva Entidade Sindical, pertencentes em sua Base de Representação (Estado do Paraná), para comparecer à Sessão de Assembleia Geral Extraordinária da categoria, na modalidade virtual, de forma síncrona, com transmissão online via Google Meet (SIQUIM-PR) que poderá ser acessado no link a seguir (https://meet.google.com/qas-pujj-ant ), e para exercerem seu direito de voto, o qual será por aclamação, para sócios filiados e representados pela entidade sindical que possuem cadastro ativo no Sindicato, a qual será realizada no dia 16 de outubro de 2024, às 09 horas, em primeira chamada, e 30 minutos após, em segunda chamada. 

Confira o edital abaixo:



SIQUIM-PR presta Nota de solidariedade e pêsames por mortes no Sistema Petrobrás

 


Os brasileiros então em luto diante da ocorrência de acidentes e mortes no Sistema Petrobrás ocorridos na região norte-fluminense do Rio de Janeiro.

O SIQUIM/PR lamenta profundamente as perdas e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas, ambas contratadas de empresas terceirizadas da Petrobrás. 

A morte mais recente, ocorrida na terça-feira, foi a do projetista Petherson Katika, de apenas 25 anos, da empresa Jomaga, que presta serviços para a Repar, no Paraná. Sua partida precoce e inesperada deixou todos os colegas profundamente consternados.

No dia 7 de outubro, na base de Cabiúnas, em Macaé, a trabalhadora Rafaela Martins de Araújo, 27 anos, engenheira contratada pela empresa MJ2 Construções, que presta serviço à Petrobrás, foi atropelada por um rolo compressor. Segundo as primeiras informações, o equipamento teria perdido o freio. A trabalhadora chegou a ser levada para uma UPA próxima, mas não resistiu. 

A outra morte ocorreu no dia 5 de outubro. O técnico Edson Lopes Almeida faleceu a bordo do FPSO Niterói da empresa Modec. Seu corpo foi encontrado no dia em que estava previsto para desembarcar, gerando uma onda de consternação entre os colegas e familiares. 

“Lamentamos muito a situação ocorrida. É urgente que se priorize a proteção à saúde e segurança dos trabalhadores, especialmente considerando as condições de trabalho intensas e os riscos à saúde enfrentados por esses profissionais que atuam constantemente em condições adversas a bordo das unidades de petróleo e gás. Esses acidentes não podem acontecer! É de fundamental importância que as causas sejam devidamente apuradas e que se verifiquem as condições de trabalho intensas e os riscos à saúde enfrentados por esses trabalhadores. Hoje lamentamos os petroleiros, mas quantas outras categorias estão sujeitas a condições severas e a precarização do trabalho, da saúde e da segurança?

Quantas mortes são necessárias para mudarmos a política de saúde e segurança no trabalho? Quantas vidas são necessárias para fortalecer a legislação trabalhista novamente?

Não podemos esperar, pois amanhã podem ser os profissionais da Química, da construção civil, da indústria automotiva e tantos outros”, diz o Presidente do SIQUIM-PR, José Carlos dos Santos.

Fonte: https://sindipetroprsc.org.br/fup-suspende-negociacao-da-plr-em-protesto-por-mortes-no-sistema-petrobras/