23 de setembro de 2015

Químicos debatem condições de trabalho em Brasília

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC participou na manhã da última quinta-feira, dia 17, de reunião da Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico, em Brasília. Neste mês, o encontro entre lideranças políticas e empresariais do país debateu questões relacionadas à saúde e à segurança do trabalhador da indústria química.

Na reunião, os participantes discutiram alternativas e estratégias com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho e riscos de doenças causadas pela atividade exercida por profissionais do setor. Presente no encontro, o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, mencionou, como uma das ações possíveis nesse cenário, a importância da inserção dos próprios trabalhadores na discussão sobre os temas.

 “Para isso, precisamos pensar a oferta de cursos de qualificação profissional voltada às áreas de saúde, segurança no trabalho e meio ambiente. As instituições de educação profissional em todo o país, como do “Sistema S”, serão importantes parceiras”, disse Rocco, enfatizando que a discussão realizada deve ser feita nacionalmente, especialmente em regiões com grande concentração da cadeia produtiva química, como o Grande ABC, Rio Grande de Sul e Bahia.

Em julho deste ano, a Agência participou dos debates da Frente Parlamentar Química sobre novas alternativas para a produção de gás natural no país. Desde junho, a entidade iniciou trabalho de aproximação com a equipe técnica que compõe o grupo para abrir o diálogo sobre demandas regionais do setor, que tem expressiva participação na economia do Grande ABC, em nível nacional.

FRENTE PARLAMENTAR DA QUÍMICA

Na última sexta-feira, dia 18, essas discussões ganharam mais representatividade no Estado de São Paulo, com o lançamento da Frente Parlamentar da Química. 

A iniciativa chega com objetivo de unir forças para tornar a Indústria Química paulista mais competitiva, estimulando a discussão entre poder público, instituições privadas, entidades do setor e movimento sindical.

Participaram do lançamento o coordenador da Frente Parlamentar da Química em São Paulo, Luiz Turco (PT); o presidente da Abiquim, Fernando Figueiredo; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Donisete Braga; o presidente do Cofip ABC, Antonio Emílio Meireles e o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart.

Fonte: ABC do ABC.

0 comentários:

Postar um comentário