22 de outubro de 2015

Sindicatos participam de reunião sobre PAI, PPR e horário flexível

Na última terça-feira (20), os sindicatos do Coletivo da Sanepar se reuniram novamente com a diretoria da empresa para tratar de diversos assuntos.


PAI

A Comissão Negocial fez a leitura da minuta e debateu sobre uma cláusula sugerida pelo Senge quanto a não quitação do contrato de trabalho no PAI. No entanto, a comissão defende que somente quer a garantia de que não haverá a possibilidade de reintegração de quem aderir ao PAI. De acordo com eles, a minuta sofrerá correções e será encaminhada aos sindicatos para que façam uma análise.

PPR

Desde a primeira reunião, quando nos convidaram para apresentar o PAI, os sindicatos deixaram registrado que a pendência é o PPR 2015, e que deveríamos resolver primeiro este assunto. Os nossos cálculos mostram que a metodologia de cálculo do PPR 2014 apresenta prejuízo para o PPR 2015.

Os sindicatos propuseram a proporcionalidade nos cálculos para o PPR 2015 e exclusão de duas metas: CCC e EBITDA. A Comissão da empresa fez então uma contraproposta de ser proporcionalidade nos cálculos nas duas planilhas. A promessa é de que em 10 dias os sindicatos terão acesso aos indicadores para analisar com mais precisão.

Existem duas planilhas para o cálculo do PPR. A primeira é ponderada (esta é generosa) e a segunda determina que se não atingirmos as metas, perdemos todos os pontos (esta penaliza). Como houve a contraproposta da Sanepar em aplicar a proporcionalidade nas duas planilhas, vamos fazer uma avaliação na segunda-feira. Os sindicatos agendaram entre si uma reunião para simular os cálculos com as metas que estão à disposição no SISWEB.

Horário flexível

Os sindicatos cobraram a implantação desta cláusula já assegurada em Acordo Coletivo e o diretor Farah e a Tania garantiram que até o final de ano isso acontecerá. De acordo com eles, os gerentes estão repassando os setores que podem praticar este horário e já foi cogitado, inclusive, alterações nos horários de entrada, almoço e saída.

Cobramos do Farah a inclusão na pauta do CAD da possibilidade de eleição de um diretor das Fundações pelos trabalhadores e trabalhadoras e ele se justificou dizendo que ainda não obteve apoio dos demais diretores, mas mantém o compromisso assumido com os sindicatos.

0 comentários:

Postar um comentário