26 de janeiro de 2016

Sanepar recua e dará desconto proporcional aos dias sem água

Diferentemente do que anunciou o governador Beto Richa, em Maringá, ao lado do presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, a companhia não dará um desconto de 20% na tarifa de água e esgoto para toda a população que ficou desabastecida nos últimos dias por causa dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas. Conforme divulgou ontem a empresa, o índice de desconto das contas de água dos moradores de Maringá afetados pela interrupção no abastecimento será em média de 20% e não uma porcentagem fixa conforme foi divulgado no dia anterior. Segundo a Sanepar, portanto, em alguns casos, é possível que o desconto ultrapasse o índice de 20% ou fique abaixo disso.

CÂMARA QUER ISENÇÃO DA TARIDA DE JANEIRO

Já os 15 vereadores de Maringá pedem à Sanepar que dispense os maringaenses do pagamento da conta de água de janeiro. No requerimento aprovado em sessão extraordinária realizada na terça-feira, eles consideram que a dispensa de pagamento seria uma forma de compensação aos consumidores pelos inúmeros transtornos e prejuízos ocasionados pela interrupção do fornecimento de água durante mais de uma semana, desde o dia 12 de janeiro.

OAB AVALIA AÇÃO

A diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção de Maringá, informa que constituiu uma comissão especial composta por oito advogados, para elaborar uma análise jurídica sobre a responsabilidade da companhia neste caso. Entidade pode até propor ação para garantir direitos dos consumidores.

A OAB destaca que está trabalhando em conjunto ao Ministério Público, auxiliando com o amparo jurídico.  “A ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) e o CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), também procuraram a OAB apoiando nossa ação e colocando-se à disposição nesta união para a solução dos problemas ocasionados pela Sanepar, bem como para apresentar uma solução definitiva”, aponta o presidente da Subseção, Marcelo Costa.

“A intervenção da OAB não se limita à iniciativa que está tendo de realizar estudo quanto à responsabilidade da empresa, mas de colaborar com as demais entidades citadas em um esforço conjunto para exigir que se efetive soluções ao problema do abastecimento de água em nossa cidade, e das demais responsabilidades da companhia no contrato firmado com a Prefeitura de Maringá”, frisa.

RODÍZIO

O fornecimento de água acontece de forma gradativa, segundo a empresa. Os bairros de cada setor situados nas regiões mais baixas são os primeiros a receberem água, e assim sucessivamente, até que todos estejam abastecidos.

A Sanepar aponta que situações pontuais de desabastecimento em bairros de setores programados para serem abastecidos podem acontecer. Em caso de dúvidas, o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. 

NORMALIZAÇÃO 

Segundo a companhia, as unidades de captação, bombeamento e tratamento de água estão funcionando 24 horas por dia, com capacidade total. Tão logo as redes e reservatórios da cidade estejam abastecidos o fornecimento de água deve ser normalizado para toda a cidade e o rodízio será finalizado.

USO RACIONAL 

 A empresa afirma que trabalha para restabelecer, o mais rápido possível, o fornecimento de água para toda a população. Para isto, as pessoas que já começaram a ser abastecidas devem usar a água de forma racional, evitando lavar calçadas e carros, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar.

Fonte: HNews.

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