21 de junho de 2016

Clima: como a indústria química pode colaborar?

De acordo com o assessor técnico do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, André Ramalho, o acréscimo da temperatura da Terra causado pelo aumento na quantidade de gases de efeito estufa (GEE) tem como uma de suas principais consequências a elevação das condições climáticas ao extremo, ou seja, períodos de seca se tornam mais fortes e/ou prolongados, da mesma forma que períodos chuvosos apresentam maior intensidade.

A indústria química já trabalha há décadas na redução de suas emissões, como mostram os indicadores de desempenho do Programa Atuação Responsável®. Segundo dados mais recentes da Abiquim, que gerencia o programa no Brasil, entre 2006 e 2014, as fabricantes de produtos químicos de uso industrial instaladas no Brasil reduziram 30% do total de suas emissões de CO2.

Além disso, a química é provedora de soluções sustentáveis para as indústrias à frente de sua cadeia, com o desenvolvimento de combustíveis provenientes de fontes renováveis, reduzindo o peso dos produtos, aumentando sua durabilidade e eficiência, por exemplo.

A fim de discutir o assunto com mais profundidade, a Abiquim realizou no dia 1º de abril, em São Paulo, o evento “O Acordo de Paris: A contribuição da indústria química para a agenda brasileira”.

Texto: Adriana Nakamura
Fonte: Qímica.com.br

0 comentários:

Postar um comentário