30 de agosto de 2016

Com baixa adesão à vacina, Paraná teme epidemia de dengue

Os paranaenses que vivem nas 30 cidades onde o governo do Estado está fazendo a primeira fase da campanha de vacinação contra a dengue e que estão nos grupos prioritários devem receber a vacina com urgência até este sábado, quando termina esta etapa. A Secretaria de Estado da Saúde apela para que a população com direito à vacina procure um posto de saúde, com o risco de uma nova epidemia a partir do próximo verão. 


A adesão do público-alvo tem sido baixa. Em Paranaguá, por exemplo, até o final da semana passada apenas 11% das vacinas haviam sido aplicadas. Em Londrina, da meta de vacinar 120 mil pessoas, apenas 12,8 mil tomaram uma dose.


“Se a população não for vacinada, corremos o risco de enfrentarmos uma séria epidemia a partir de dezembro e durante todo o verão, ainda pior do que a epidemia de 2015/2016. Quanto mais pessoas vacinadas, menor será a circulação viral da doença”, alerta o diretor geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz.


De agosto de 2015 a julho de 2016, aproximadamente 56 mil casos e 61 mortes por dengue foram registradas no Paraná. Os 30 municípios da campanha, juntos, concentraram 80% das ocorrências, além de 93% dos casos graves e 82% das mortes.

Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário