5 de abril de 2018

Saiba como foi a última reunião sobre o ACT 2018-2019

Os Sindicatos das categorias diferenciadas, agrupados no COLETIVO INTERSINDICAL SANEPAR, estiveram reunidos com a Comissão Negocial da Sanepar neste dia 04/04/2018, pela manhã, no Bar do Lica, na Sede da empresa.

Após a apresentação da proposta do ACT feita pela empresa no último dia 13 de março de 2018, as entidades sindicais entenderam que o que fora oferecido estava muito aquém dos anseios dos trabalhadores, se comparados aos resultados obtidos pela empresa no cenário nacional.

A proposta inicial da empresa foi a seguinte: 1. de atendimento de 100% do índice de inflação INPC, que fechou o período em 1,81%, para o reajuste salarial, retroativo ao mês de março/2018; 2. garantia de manutenção dos benefícios e conquistas anteriores, no teor da Súmula 277 do STJ; 3. fracionamento de férias em até 3 períodos, nos moldes da Lei 13.407/2017 (Reforma Trabalhista); 4. repasse para as entidades sindicais, ao valor equivalente a 2/30 avos de dias-trabalho de cada representado, ao sindicato respectivo de cada categoria, desde que sem ônus para o trabalhador. 

A reunião fora agendada por solicitação das entidades sindicais que, considerando a proposta muito inferior as necessidades dos trabalhadores, enfatizaram a importância de melhoria da proposta, em especial, ao atendimento de itens apresentados nas Pautas de Reivindicações e que, sequer foram analisados ou discutidos com as categorias.

Porém, os membros da Comissão Negocial presentes, Tânia Toninello, gerente da USRH, e Mario Luiz Pompei (Marinho), Coordenador de Negociação Salarial, informaram que, por determinação da CCEE (Comissão de Controle das Empresas Estatais), órgão do governo estadual que orienta as negociações das empresas do Estado, não era possível avançar na proposta, uma vez que o entendimento do órgão era que “o Acordo da SANEPAR é muito melhor do que nossa própria autorização para a Diretoria”. Ou seja, pela CCEE, o ACT devia ser ainda pior.

O Conselheiro Representante dos Trabalhadores no CAD, Elton Marafigo, comentou que dialogou com o DA Luciano Machado e tentou ainda uma rodada de diálogo com os membros da CCEE, incuindo o próprio Secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, presidente da CCEE e do CAD da Sanepar. No entanto, não teve sucesso com nenhum dos membros.

O diretores sindicais presentes comentaram que a proposta não fora levada para apreciação em assembleias por não haver ambiente favorável ao trabalhador, uma vez que o reajuste salarial esperado é de apenas 1,81%, enquanto que o reajuste tarifário aprovado pela AGEPAR para a Companhia será de 5,12% e em junho, no aniversário do plano de saúde, o reajuste autorizado pela ANS poderá ser de até 15%. Além disso, para o PCCR, que seria uma saída para valorização dos funcionários sem depender de autorização da CCEE, não há garantias de concessão de STEPS para o plano de carreira e remuneração. Ou seja, o trabalhador já inicia o ano com um reajuste salarial NEGATIVO, perdendo de todos os lados.

Conforme já anunciado, o Diretor Presidente Mounir Chaowuiche, deve se afastar nesta próxima sexta-feira, dia 06/04/2018, para concorrer a uma vaga de Deputado Federal. Com a alteração na DP, incluindo ainda as possíveis alterações nas demais diretorias, além de membros da CCEE, que devem também ser candidatos a várias vagas políticas.

Desta forma, de unânime, as entidades sindicais anunciaram aos membros da Comissão Negocial que não levarão esta proposta para assembleias sem que haja as alterações necessárias, tanto na Diretoria da empresa quanto nos demais órgãos consultivos do governo, e ainda, sem garantias de discussão ou melhorias na proposta ou outra forma de valorização dos trabalhadores.

Assim, estamos a disposição para nova rodada de negociações, sempre pensando no melhor para o SANEPARIANO.

Coletivo Intersindical SANEPAR

0 comentários:

Postar um comentário