24 de julho de 2019

ACT SANEPPAR: PARA FILIADOS OU REPRESENTADOS?


Embora o ACT – SANEPAR tenha sido resolvido, sendo assinado pelos sindicatos e os trabalhadores receberão neste mês os reajustes, gerou-se uma grande controvérsia em relação a um ponto específico: o ACT deve abranger também os representados ou somente os filiados à entidade sindical?


A discussão tomou grande proporção a partir do momento em que a SANEPAR passou a ter o entendimento de que o desconto da contribuição assistencial só abrangeria os filiados ao sindicato, ou seja, o entendimento da empresa é de que os demais representados que não são filiados não iriam contribuir, porém, iriam se beneficiar do ACT.

É justo que os representados se beneficiem do acordo coletivo mesmo não contribuindo de nenhuma forma? É justo somente os filiados contribuírem e beneficiar aqueles que não contribuem?

A resposta é simples: NÃO!

É imprescindível salientar que essa resposta se dá pelo simples fato de que o filiado contribuinte participa das negociações e contribui para que haja manutenção da entidade sindical de modo que esta possa estar à frente das negociações e assim fazer com que a empresa não passe por cima dos direitos do trabalhador. Ou seja, o ACT deve abranger somente aqueles que participam de forma coletiva e não aqueles que tem interesses individuais.

Portanto, a entidade sindical tem por fim defender os interesses dos trabalhadores que se preocupam com o coletivo, e não com aqueles que apenas buscam pegar carona sem lutar.

Nesse sentido, o SIQUIM-PR protocolou ofício a SANEPAR apresentando um parecer jurídico sobre a questão da contribuição assistencial para todos os representados, sendo que caso a empresa insistisse em descontar apenas dos filiados, que adotasse então a minuta alternativa elaborada com os benefícios da negociação apenas para os filiados, ou seja, somente para aqueles que contribuem para a entidade sindical.

Veja abaixo como ficaria o ACT sendo abrangido somente para os filiados, o ofício e o parecer apresentado a empresa:




0 comentários:

Postar um comentário