26 de março de 2021

INFORMATIVO 05/2021 – SIQUIM-PR PROTOCOLA AÇÃO JUDICIAL PARA REVERTER CORTE DA INSALUBRIDADE

 

O SIQUIM-PR ajuizou, na última quarta-feira, 25 de março de 2021, perante a Justiça do Trabalho, Ação Civil Pública Coletiva (ACP) contra a Sanepar com o intuito de reverter o corte do adicional de insalubridade que a empresa realizou de forma, no mínimo, equivocada no início de 2020.

 

A referida ação é composta pelo laudo técnico elaborado por perito contratado pelo SIQUIM-PR de modo a demonstrar e, consequentemente, comprovar que o corte do adicional de insalubridade é irregular, posto que há muitos profissionais da química que ainda desempenham sua função em locais e situações insalubres, ou seja, ainda tem o direito de receber o adicional.

 

A perícia contratada pelo SIQUIM-PR demonstrou que a empresa efetuou o corte do adicional de insalubridade de forma irregular. Vale reforçar que, desde que a Sanepar indicou que acabaria com a insalubridade, o SIQUIM-PR buscou o diálogo e oficiou a empresa para debater o tema com bom senso, de modo a demonstrar que a empresa estava equivocada. Porém, a SANEPAR não atendeu a reivindicação. Além disso, o SIQUIM-PR acionou o Ministério Público do Trabalho, sendo que a empresa se negou a dialogar e manteve-se irredutível. Houve tentativa por todas as vias administrativas possíveis, sempre sem resposta. Sendo assim, não restou outra alternativa, a não ser acionar a Justiça novamente, com a finalidade de preservar e proteger o direito dos associados.

 

Portanto, a SANEPAR terá que justificar, agora, perante a justiça mais um corte que realizou na remuneração do trabalhador, visto que ainda há condições e ambientes insalubres, os quais não houve qualquer melhoria no processo, eis que o trabalhador entra em contato diariamente e continua com sua saúde em risco ao ter contato com agentes nocivos.

 

Lembrando que esta ACP contemplará somente os associados a esta Entidade Sindical. Ou seja, aqueles que contribuem mensalmente para a manutenção e trabalho desenvolvido pelo Sindicato.

 

 

Dúvidas, o SIQUIM-PR está à disposição do seu associado!

 

 FILIE-SE AO SIQUIM-PR!!!

 

 Curitiba-PR, 26 de março de 2021.

 

José Carlos dos Santos

Diretor Presidente

0 comentários:

Postar um comentário