3 de abril de 2021

SIQUIM-PR cobra da SANEPAR a suspensão de agendamento de exames periódicos

 


O Sindicato dos Profissionais da Química do Estado do Paraná (SIQUIM-PR), tendo em vista o atual cenário de pandemia, protocolou na última quinta-feira (01/04), solicitação para que a Sanepar suspenda temporariamente a realização dos exames periódicos.

A presente solicitação se dá pelo agravamento da estrutura e colapso do sistema de saúde e da indisponibilidade de leitos de UTI no Estado, de modo a não expor ao risco os trabalhadores e suas famílias, visto que as realizações dos exames periódicos fariam com que os trabalhadores circulem em ambientes clínicos, laboratórios e hospitais, com grande circulação de pessoas, aumentando o risco de contaminação pelo Coronavírus e suas variantes.

Por outro lado, o SIQUIM-PR reconhece a importância na realização dos exames periódicos e não exclui a necessidade de realizá-los, visto que se trata da saúde do trabalhador, pois sem a realização destes exames periodicamente fica prejudicada a detecção de qualquer problema ou doença ocupacional, da qual a empresa pode vir a ser corresponsável. Além disso, caso o profissional não mantenha os exames atualizados e, vindo a apresentar algum problema mais tarde, não há como comprovar o nexo de causalidade advindo da prática ou ambiente laboral, facilitando para a empresa afastar a  responsabilidade.

É imprescindível salientar que os exames periódicos são determinados por Lei e, caso não faça, tanto empresa quanto trabalhadores são passíveis de sofrer sanções. Sendo assim, é muito importante manter seus exames em dia.

Porém, o SIQUIM-PR reforça que manter a exigência dos exames periódicos durante este período, em que as taxas de transmissão e casos estão muito altas, seria uma imprudência contra as medidas de prevenção ao COVID-19 e que contradizem as próprias orientações da empresa nas circulares que emite determinando que se evitem aglomerações.

           Essas são as justificativas para a suspensão temporária da realização dos exames periódicos, ao menos até a melhora no sistema de saúde e o retorno das condições restritivas e de isolamento social para a Bandeira Amarela. Não sendo possível a suspensão temporária, requer-se a ampliação dos prazos, para melhor distribuição dos profissionais conforme a situação da região de sua lotação.

No entanto, caso a empresa não venha a suspender ou ampliar os prazos, a orientação do SIQUIM-PR é que os profissionais continuem a realizar os exames periódicos, porém, nesta época de pandemia, é importantíssimo que redobrem os cuidados com o uso de álcool gel, máscara e distanciamento social. 

  

José Carlos dos Santos

Diretor Presidente

SIQUIM-PR

0 comentários:

Postar um comentário