24 de agosto de 2022

PROFISSIONAL NÃO É OBRIGADO A ATENDER CHAMADO DEPOIS DO FINAL DO HORÁRIO DE SOBREAVISO

As Entidades Sindicais orientam e sugerem: não atendam a nenhuma chamada após o final do horário se sobreaviso!!!!

É importante que os profissionais não venham atender nenhuma chamada do superior imediato depois do final do horário do horário da escala do sobreaviso. As entidades sindicais estão orientando os profissionais da Sanepar trabalham em regime de escala de sobreaviso. Cumpre aqui esclarecer que, o que tem acontecido é que tem coordenadores e gestores que estão acionando o profissional após o término do horário do sobreaviso e, pior, várias gerencias com anuência da diretoria administrativa da empresa, não estão pagando corretamente o sobreaviso. 

Sem qualquer pudor, tem gestor completamente sem noção, que aciona o(a) trabalhador(a) depois do horário devido e ainda exige bom senso do(a) sanepariano(a) como se o trabalhador estivesse devendo um favor para a empresa. Sendo assim, é por conta desta situação que o SIQUIM-PR juntamente com as demais entidades sindicais orientam: o funcionário(a) não é obrigado(a) a trabalhar depois do fim do horário da sua escala de sobreaviso. Assim, ele(a) não é obrigado(a) a atender nenhum chamado do superior imediato. Nossa orientação é que, depois do fim da escala, o(a) trabalhador(a) deve desligar o telefone e ir aproveitar o convívio com sua família, seu lazer e descanso. 


Quando se trata de sobreaviso, o que se constata é que não há padronização na Sanepar. Há apenas uma confusão generalizada que prejudica os(as) trabalhadores(as). Tem gerência que paga sobreaviso de uma forma, gerencia que paga de outra forma, enfim, é como se existissem várias “Sanepares” dentro da Sanepar. Não existe um padrão e a falta de organização acaba estourando no(as) trabalhador(a) que é prejudicado(a) tendo que deixar a família e o descanso para cumprir sua função, muitas vezes sem receber corretamente. E toda essa desorganização tem o consentimento expresso da diretoria administrativa. Uma vergonha!!!! 

As Entidades Sindicais já estão realizando o levantamento dos dados da enquete do sobreaviso apresentada na semana passada. Com os dados recebidos dos trabalhadores, os Sindicatos irão preparar uma proposta referente ao sobreaviso a ser apresentada para a diretoria administrativa da Sanepar visando proteger o(a) trabalhador(a). 

“O que estamos buscando é que a diretoria da Sanepar aplique o desempenhe o mesmo bom senso que pede aos trabalhadores que tem que trabalhar fora do horário e sem sua remuneração justa. A finalidade das entidades sindicais é a de organizar as escalas de sobreaviso dentro da empresa, tendo em vista que hoje não há critério, ou seja, é uma verdadeira bagunça. Sendo assim, o que se vê com essa atitude da empresa, é o trabalhador sendo mais uma vez prejudicado. Mas, enquanto não temos a padronização do sobreaviso para melhorar a vida do trabalhador, a nossa orientação ao trabalhador é no sentido de não atender a nenhum chamado depois do horário do sobreaviso. Ainda, caso o trabalhador esteja sendo pressionado a atender fora do horário da escala por chefia ou gerente, enfatizamos que seja realizada a denúncia ao SIndicato, pois restará configurado o assédio, para que assim, sejam tomadas as medidas legais cabíveis perante o assediador” diz o presidente do SIQUIM-PR, José Carlos dos Santos.

Para maiores informações entre em contato com o SIQUIM-PR através do fone/WhatsApp (41) 3026-5748.

O SIQUIM-PR lutará sempre por você Profissional da Química!!!!

0 comentários:

Postar um comentário