19 de maio de 2021

A SANEPAR CONTINUA COM A VELHA POLÍTICA DE AUMENTAR TARIFA PARA AGRADAR O ACIONISTA E NÃO VALORIZAR O PRÓPRIO TRABALHADOR

Empresa continua se negando a assumir compromisso que garanta o recebimento de um PPR decente para  os  próximos anos

Um dia depois de aumentar pela segunda vez no ano a tarifa  de água e esgoto para cumprir seu compromisso  com o sistema financeiro, em prejuízo da população paranaense, a Sanepar reafirmou seu descompromisso com o trabalhador sanepariano e sanepariana. A empresa respondeu ontem (18) o ofício sobre o PPR dos trabalhadores e mais uma vez deu de ombros com a reivindicação de estabelecer critérios que garantam o recebimento de um PPR decente para os próximos anos. 

“A Sanepar permanece com a política de priorizar o acionista com aumentos sucessivos de tarifa e deixa de lado o compromisso em relação ao seu próprio trabalhador. Mais uma vez reiteramos: não adianta ficar olhando somente para esse ano e o próximo. É fundamental estabelecer um acordo onde seja reconhecido o direito adquirido em relação ao PPR com distribuição igualitária e que fique garantido já um piso mínimo para o PPR dos próximos anos", afirma o presidente do SIQUIM-PR, José Carlos dos Santos.

Infelizmente,  o governo atual tem empreendido uma série de ataques ao PPR dos trabalhadores: Ano passado, através  de uma falcatrua aprovou o fim da distribuição igualitária do PPR. No começo desse ano, acabou com a obrigatoriedade do índice mínimo  de 25% para distribuição do PPR aos trabalhadores. Enfim, ficar quieto agora e dar um cheque em branco para a empresa é correr o risco lá na frente esse cheque ser sem fundo com o  trabalhador amargando ter que ver uma boa parte do seu PPR ir parar nos bolsos dos acionistas. Não dá para entender qual o medo da Sanepar em querer se comprometer com seu próprio trabalhador que é quem faz a empresa funcionar. 

Sobre o PPR desse ano, tivemos alguns avanços como a retirada das metas do ICC  - Indice de Contrato de Concessões  e da Evasão de Receitas II, o que acabou aumentando  o valor  de R$ 9.183,09  para R$ 10.514,03; Também conseguimos garantir  a inclusão da cláusula que garante o pagamento integral para os trabalhadores afastados  por doença. Porém, o mais importante que é estabelecer a garantia do recebimento de um PPR decente lá na frente temos enfrentado a inexplicável resistência da empresa. O que, ao nosso ver, só pode ser birra. É fato que quanto mais valorizado, mais motivado é o trabalhador, o que resulta em produtividade e qualidade para a empresa. Esse é um conceito moderno de administração de empresa. Porém, parece que, nesse sentido, a Sanepar ainda está na idade da pedra. Quem dera, tivesse o mesmo cuidado com o sanepariano com o cuidado que tem com sistema financeiro. 

A luta continua. O Coletivo Intersindical vai se reunir hoje ainda para definir os próximos passos a serem dados.

0 comentários:

Postar um comentário