Na última semana, o Laboratório Central de Maringá recebeu o Certificado Internacional de Excelência na análise de compostos orgânicos do grupo dos Carbamatos, que são pesticidas sintéticos utilizados na agricultura. No Brasil, o Ministério da Saúde exige, por meio da Portaria Federal nº 2914, o monitoramento destes princípios ativos na água por serem tóxicos ao ser humano.
O engenheiro químico e coordenador do laboratório, Fernando Mário Araújo, conta que o certificado foi conquistado por meio da participação do setor de Cromatografia, no ensaio de proficiência promovido pela empresa ERA, que é a Divisão de Ensaios da empresa Waters Company, sediada nos Estados Unidos. O Laboratório da Sanepar participou do ensaio de Carbamatos juntamente com 678 laboratórios de todo o mundo.
“Os ensaios de proficiência consistem em receber uma amostra de água, que contenha os parâmetros contratados, sem que o nosso pessoal saiba a concentração de cada composto orgânico na mistura. O laboratório participante deve aplicar a sua técnica de análise e informar quais compostos foram detectados e quais as concentrações calculadas”, explica Araújo.
Para ser considerado proficiente é necessário acertar a identificação e a concentração de todos os parâmetros. O laboratório de Cromatografia da Sanepar foi considerado proficiente em todos os parâmetros analisados, sendo eles Aldicarb, Aldicarb Sulfona, Aldicarb Sulfoxido e Carbofurano.
No certificado, o Laboratório de Maringá é considerado de excelência e de qualidade superior no desenvolvimento destas análises. Para o Gerente Geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sergio Veroneze, este é um trabalho inédito na empresa, que comprova que as práticas analíticas adotadas são reconhecidas, testadas e aprovadas internacionalmente. “O reconhecimento de excelência neste tipo de análise demonstra que o nível dos nossos laboratórios é comparável aos laboratórios de análises de água dos Estados Unidos e do mundo”, garante Veroneze.
EXCELÊNCIA – A Sanepar mantém quatro grandes laboratórios no Estado, em Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel, além de laboratórios descentralizados de água e regionais de esgoto. Todos são referência no setor de saneamento do Brasil. Bem estruturados, com equipamentos modernos, pessoal capacitado e certificações de qualidade, como a ISO 9001, eles garantem mais confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas 346 cidades atendidas pela Sanepar.
Fonte: Sanepar
0 comentários:
Postar um comentário