1 de fevereiro de 2022

SINDICATOS ANALISAM PROPOSTA APRESENTADA PELA SANEPAR PARA O ACT 2022

 


As Entidades Sindicais estiveram reunidas na manhã desta terça-feira para analisar e debater a proposta apresentada pela SANEPAR ao ACT 2022.

A empresa enviou a proposta por e-mail na manhã de ontem, 31 de janeiro, com o objetivo de “antecipar as negociações do ACT”.

Em análise aprofundada da proposta, alguns pontos chamam a atenção, tais como: 1. a vigência do ACT volta a ser de 12 meses, diferente do anterior (2020-2022), que fora de 24 meses; 2. não há concessão de ganho real aos trabalhadores, embora com um dos maiores resultados da empresa nos últimos anos (mesmo considerando o período de pandemia).

É necessário esclarecer que no último ACT, a vigência de 24 meses trouxe garantia e tranquilidade ao trabalhador, uma vez que este já sabia que teria seus direitos e benefícios assegurados por um período maior, sem sofrer as especulações e insegurança vistas nos últimos tempos, devido à instabilidade econômica causada pela pandemia do COVID-19.

Da mesma forma, mesmo enfrentando todas as dificuldades impostas neste período de quase 2 anos de pandemia, os Saneparianos e Saneparianas mantiveram-se firmes, desempenhando as suas atividades e contribuindo para o bom resultado da empresa. Portanto, nada mais justo que o seu esforço e resiliência fossem reconhecidos pela Diretoria da empresa. Entretanto, na proposta apresentada ficou claro que o discurso da Diretoria, de valorização de seu quadro de funcionários, não condiz com a prática. Assim, não passa de discurso vazio, com palavras ao vento!

“A Diretoria da empresa precisa entender que, quando os trabalhadores sabem que terão seus benefícios e direitos garantidos por mais tempo, e sentem-se valorizados, social e financeiramente, estes produzem mais, com maior satisfação. E isto reflete em melhores resultados, tanto para as equipes como para a empresa como um todo.”, disse o Diretor-Presidente do SIQUIM, José Carlos dos Santos.

Por fim, as Entidades Sindicais deliberaram em avaliar os pontos sensíveis e elaborar uma contraproposta a ser apresentada à empresa na próxima semana.

0 comentários:

Postar um comentário