15 de outubro de 2019

INFORMATIVO: RECADASTRAMENTO DE INSALUBRIDADES / PERICULOSIDADE

Na data de ontem, 14 de outubro de 2019, as Entidades Sindicais estiveram reunidas com a equipe da Coordenação de Segurança do Trabalho da GGPS, com a participação de integrantes da Comissão de Negociação e Relações Sindicais da SANEPAR, para discutir a questão do recadastramento dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

As Entidades Sindicais participantes são as que possuem trabalhadores envolvidos neste processo de recadastramento, como SAEMAC, SINDAEL, STAEMCP, SINDAEN, SIQUIM e SENGE.

Esta é a segunda reunião sobre o tema, uma vez que na anterior, realizada apenas com a Gerência da GGPS, haviam sido questionados os critérios adotados para realização do recadastramento, onde fora solicitado a participação da equipe da Coordenação de Segurança do Trabalho para discussão e compreensão de tais critérios.

Foram debatidos os parâmetros e a possibilidade de redução, e até extinção, dos adicionais para várias atividades operacionais, por parte da equipe da Segurança do Trabalho, de acordo com o entendimento e resultados dos laudos da análise quantitativa realizada pelo SESI.

A equipe da Segurança do Trabalho alega que alterações e melhorias tecnológicas da operação das instalações da empresa, além da alteração dos processo de trabalho ao longo do tempo, e ainda, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos empregados são suficientes para tais mudanças nas condições de salubridade destas atividades, com a consequente redução e extinção de tais adicionais de insalubridade.

Diante disso, há discordância das Entidades Sindicais, que alegam que, mesmo com algumas alterações ocorridas nos processos e instalações da empresa, além do simples fornecimento de EPIs, estas medidas não são suficientes para reduzir ou extinguir as condições de insalubridade das atividades.

É necessário reforçar que, no início destes trabalhos avaliativos, as Entidades Sindicais solicitaram a participação e o acompanhamento, o qual não foi atendido. Além disto, também não teve acesso aos laudos destas análises, o qual foi novamente solicitado nesta reunião e formalizado através do ofício abaixo.

Confira abaixo o ofício encaminhado ou clique aqui!

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